Você sabe a diferença entre os tipos de Palmito em Conserva? Veja como escolher.
Nutricionista dá dicas para consumir um alimento saudável
Os três tipos de palmito. Como escolher? (Foto: Daniela Meira / Mais Você)
Você vai comprar palmito no supermercado e se depara com três tipos: Juçara, Açaí e Pupunha. E aí, como escolher o melhor? "Eles possuem as mesmas características, o mesmo formato, sabor e nutrientes. Alguns são mais grossos ou finos dependendo do cultivo, solo e clima", explica a nutricionista do programa Mais Voce da Rede Globo, Daniela Meira.
Dani diz que o mais procurado e usado é o palmito Juçara, natural da Mata Atlântica, por ser mais vistoso e carnudo entre os outros palmitos. "Além disso, o Pupunha não escurece, pois não tem antioxidantes. Às vezes, pode ficar um pouco amarelado, dependendo do tipo de conserva feita".
Como escolher
"Qualquer que seja o tipo que você gostar, tenha preferência pelos potes de vidro ao invés dos enlatados. Assim, você pode olhar o fundo da embalagem. Verifique se os pedaços tem tamanho regular e se apresentam camadas uniformes e de mesma textura (que pareça macio e não duro)", aconselha a profissional.
Outra dica: para ter certeza que o palmito que você está preparando está livre de toxinas que causam contaminação, basta fervê-lo por 20 minutos. "Se você não consumir todo o palmito que preparou, lembre de fervê-lo novamente depois de 24 horas. Isso porque a fervura mata a toxina liberada pela bactéria".
Mais dicas:
• Não compre se a tampa estiver amassada ou estufada, pois o palmito pode estar contaminado;
• Não compre se a água estiver colorida, branca ou turva;
• O palmito que flutua não está macio, e sim com falta de oxigenação e duro;
• Não compre palmito muito fino! Significa que, provavelmente, foi extraído ilegalmente ou de maneira aleatória;
• Evite consumir palmito nativo, prefira o palmito pupunha, pois é um palmito ecologicamente sustentável. Procure saber a procedência do produto, pois um vidro na estante do mercado pode representar uma palmeira que demorou de 8 a 20 anos para se desenvolver.
• Compre somente produtos que apresentam na embalagem a origem, registro no Ministério da Saúde e IBAMA, que seja ecológico e de plantação planejada.
Atualmente, uma das melhores marcas de palmito pupunha do mercado é o Palmito Euterpe, produzido exclusivamente pela Euterpe Indústria e Comércio de Produtos Vegetais.
Fonte: http://gshow.globo.com/programas/mais-voce